top of page

O Budismo


Fonte: Higuti, 2022.

Segundo os conceitos ensinados por Buda, o foco da evolução rumo à plenitude espiritual são as experiências que cada um enfrenta. As quatro verdades sagradas do Budismo são: o viver é sofrer; o sofrimento tem origem nos desejos humanos; é possível eliminar o sofrimento se forem eliminados os apegos e desejos; para eliminar o sofrimento é preciso seguir o nobre caminho óctuplo. Que significa ter o entendimento, pensamento, linguagem, ação e esforço correto perante os desejos.


O Budismo surgiu na Índia no ano 563 a. C., seu fundador foi Siddhartha Gautama, um príncipe do reino de Sakia, que durante um passeio para além dos limites de seu reino, observou três situações: um mendigo, um velho prestes a morrer e um corpo morto abandonado, que o fizeram acreditar que o sofrimento era uma das verdades absolutas da vida. Após este passeio, ele renunciou às riquezas de sua vida no palácio para buscar a verdade da vida.


Siddhartha passou seis anos, em quase total jejum, apenas meditando, foi quando percebeu que a busca pela mortificação extrema do corpo não era um caminho válido na busca da elevação espiritual, então ele abandonou o caminho do extremo e adotou o equilíbrio como o melhor caminho para a evolução. Foi nesta época que ele atingiu a elevação máxima de seu espírito, a iluminação. Também chamada de Budato, que significa que o indivíduo superou todos os carmas na escala evolutiva da vida. Foi quando surgiu o Budismo.

4 views0 comments

Recent Posts

See All
bottom of page